A Serra do Japy é uma segunda marca do agrônomo e produtor rural Laurent Serrigny. Fundada em 1995 e conhecida com a marca Horta em Casa, a empresa vem aumentando a disponibilidade de produtos sempre tendo como clientes principais supermercados, restaurantes e consumidores finais.

A Serra do Japy tem nas ervas condimentares, seu principal produto. O inicio da produção das ervas a campo foi em 2004 sendo que, na época, éramos parte de um pool de produtores cuja produção seria direcionada a exportação para a Europa.
A exportação não foi bem sucedida por problemas de má gestão e planejamento da empresa compradora e, nesta época, investimos no plano B que consistia em oferecer os produtos aos clientes da Horta em Casa no mercado brasileiro. Assim nasceu a marca Serra do Japy, produtora e distribuidora de ervas condimentares para o setor supermercadista.

Criou-se uma nova marca pois, a Horta em Casa é uma marca que é sinônima de seu foco - o cultivo de uma horta em pequeno espaço. O nome Serra do Japy vem de nossa localização pois estamos no município de Cabreúva ao pé da serra em uma região de preservação ambiental, servida de uma biodiversidade exuberante e água abundante e de excelente qualidade.

A produção da Serra do Japy segue conceitos do protocolo EurepGap na Europa adotando conceitos de boas práticas de agricultura que são práticas globais preocupadas com a qualidade dos alimentos, preservação do meio ambiente e bem estar de todos os colaboradores envolvidos no negócio.

Chamamos isto de Agricultura Responsável pois reúne diferentes conceitos direcionados a qualidade da produção e comércio justo, um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica.

Não somos certificados orgânicos pois usamos um pouco de adubo químico para complementar o aporte em nitrogênio principalmente.
A produção segue portanto conceitos de qualidade de matérias primas como sementes, adubos orgânicos e defensivos ecologicamente corretos (como cobre e enxofre que são utilizados e aceitos na agricultura orgânica e biodinâmica) e irrigação e produção hidropônica com água de poço artesiano (mineral). Os produtos podem ser rastreados a qualquer momento sanando imediatamente eventuais problemas de qualidade.

Os processos envolvidos também respeitam boas práticas de produção com normas e procedimentos para colheita das ervas e confecção das bandejas. Os funcionários são treinados e uniformizados visando garantir a qualidade dos produtos e a cozinha, onde as ervas são manejadas, respeita as normas da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para confecção de alimentos industrializados.

Atualmente produzimos 28 variedades de ervas condimentares e 4 blends. Os produtos são acondicionados em embalagens de PET com 30gr ou 100gr.